Este ser não social

Eu escrevi essa dissertação para o livro da escola, publicado neste ano. Embora não goste muito de dissertações  por ser um texto impessoal, essa teve um tema realmente interessante.

Imagem

Estudantes da sociedade e da interação humana com o seu meio consideram o homem um ser social apenas porque vive em comunidades. Será que esse fato o torna social? Por que existem tantas regras para seguir? Por qual razão em um acesso de ira acontecem tantas tragédias? Por que para se controlar o humano ele tem de ser punido?

Desde as sociedades mais primitivas, como a Babilônia, já havia formas de punir o homem que não se encaixava na sociedade, encontramos o código de Hamurabi, famosa lei do Talião: “Olho por olho, dente por dente”.

Na Idade Média, as pessoas eram perseguidas com a ideia de inferno, fogo e castigo eterno. A pena de morte, na época, aplicada com uma frequência inadmissível, era executada com crueldade. Hoje as pessoas são presas e, em alguns países, como na Idade Média, sofrem pena de morte.

O homem tem desenvolvido um sentimento egocêntrico, tem vontade de prejudicar o outro e isso já nasce em cada pessoa. A ira é algo que cada vez está mais difícil de controlar, a vingança esta presente em cada ser. Cada vez que o homem sente vontade de prejudicar o próximo mostra um instinto que, na teoria de sociedade, não é tolerado.

Não, o homem não age como um ser social é ameaçador e, na maioria das vezes, só vive bem sob o medo. Deixe-o sem leis e regras e veremos o caos no mundo. Epicuro exemplificou bem essa questão ao dizer: “A justiça é a vingança do homem em sociedade, como a vingança é a justiça do homem em estado selvagem”.

Anúncios

Um pensamento sobre “Este ser não social

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s